quarta-feira, 29 de julho de 2009

Alimentos de época - Inverno

Por que consumir alimentos de época?


Os alimentos de época são produzidos durante as estações climáticas favoráveis ao bom desenvolvimento das plantas. Cada espécie ou variedade vegetal tem preferência por um determinado clima. Consequentemente, a qualidade de seus frutos (ou legumes), folhas, flores e raízes, dos quais nos alimentamos, é muito melhor. A quantidade produzida também é bem maior.

Os alimentos de época são:
- mais saborosos;
- mais coloridos;
- mais suculentos;
- mais naturais, pois requerem menor uso de agrotóxicos para se desenvolverem;
- mais nutritivos;
- mais baratos, pois são produzidos em maior quantidade;
- mais duráveis, e portanto... mais saudáveis!


Dicas para o Inverno: (junho, julho, e agosto)
  • Junho:
1) Frutas: fruta-do-conde, jaca, laranja-baía, laranja-lima e mexerica.
2) Legumes: batata-doce, cará, chuchu, gengibre, inhame, mandioca, e mandioquinha.
3) Verduras: agrião, brócolis, cenoura com folhas, erva-doce, milho-verde, nabo, orégano, rabanete, rúcula e salsa.
  • Julho:
1) Frutas: caju, kiwi, laranja-baía, laranja-lima, limão-galego, mexerica, morango e tangerina poncã.
2) Legumes: cará, ervilha (leguminosa), inhame, mandioca, mandioquinha.
3) Verduras: agrião, alho-poró, brócolis, cebolinha, cenoura com folhas, chicória, coentro, couve-manteiga, couve-flor, erva-doce, espinafre, milho verde (cereal), moiashi, mostarda, nabo, rabanete, repolho, rúcula e salsa.
  • Agosto:
1) Frutas: caju, carambola, jabuticaba, laranja-baía, laranja-lima, limão-rosa, maçã Fuji, mexerica, morango, nêspera, e tangerina murcote.
2) Legumes: berinjela, cará, cogumelos, ervilha, inhame, mandioca e mandioquinha.
3) Verduras: agrião, almeirão, brócolis, cenoura com folhas, chicória, coentro, couve- manteiga, couve-flor, erva-doce, escarola, espinafre, louro, mostarda, nabo, orégano, rabanete e rúcula.


Fruta da época mais nutritiva e até 5 vezes mais barata!!!


Estas são as conclusões publicadas na edição de Abril/Maio 09 da revista Teste Saúde da Deco-Pró-Teste, após a comparação da fruta fresca com os substitutos de fruta "embalados".
Segundo os autores do estudo "Dose de fruta fresca ou 100% fruit inside (100% de fruta no interior), são promessas que lemos nas embalagens.
"Mas os resultados das nossas análises revelam grandes diferenças em nutrientes face à fruta fresca: menores quantidades de fibra, potássio e ácido fólico".
Além disso, "pode pagar até 5 vezes mais por dose", quando comparam o preço destes "substitutos de fruta" com o preço da fruta fresca na época correta.


Teste Saúde aconselha: "Prefira os produtos da época: mais econômicos, saborosos e nutritivos."



quarta-feira, 24 de junho de 2009

10 Motivos para Você Procurar um Nutricionista!!!

Confira 10 Motivos que fazem um Profissional Nutricionista ser Importante na Sua Vida!!!

Com o objetivo de promover a saúde, prevenir e combater doenças, o nutricionista está cada vez mais presente em nossas vidas. Os resultados de uma alimentação saudável ajudam a equilibrar seu corpo e sua mente!

1. Profissional que pode prescrever dietas, está apto para isso;
2. Aprender ou reaprender hábitos saudáveis na alimentação, alimentando-se bem você melhora seu desempenho nos estudos e no trabalho;
3. Com a alimentação equilibrada é bem mais fácil manter o peso adequado, assim como a autoestima;
4. Determinados alimentos promovem melhora na performance de atletas e praticantes de atividade física;
5. Uma alimentação balanceada deixa a pessoa mais bonita. Melhora a pele, os cabelos e o humor;
6. Ter sugestões de receitas e cardápios saudáveis, saborosos e nutritivos;
7. Através da Alimentação Saudável é possível prevenir doenças como Hipertensão Arterial, Diabetes, Obesidade, Câncer, dentre outras;
8. Orientação na compra de alimentos que beneficiam toda a família;
9. Ensinamentos de como controlar a qualidade/higiene dos alimentos;
10.Alimentando-se bem você ganha qualidade de vida e bem estar!

Invista na sua Saúde, e na sua Qualidade de Vida!!! Procure um Profissional Nutricionista.


quinta-feira, 18 de junho de 2009

Obesidade...Como evitar?

O que é obesidade?
É uma doença crônica, caracterizada pelo excesso de gordura corporal, que pode levar a várias outras doenças, como por exemplo:

- Hipertensão arterial
- Diabetes Mellitus
- Aumento de gorduras no sangue (dislipidemias)

ex: colesterol, triglicérides...
- Doenças cardiovasculares (ex: infarto)
- Doenças reumatológicas e ortopédicas
- Baixo condicionamento fisico, falta de ar, podendo levar à doenças cardiorespiratórias
- Tumores

Atualmente a obesidade é considerada uma epidemia mundial e mais da metade dos adultos tem peso além do considerado normal. Entre crianças e adolescentes 13% têm sobrepeso ou obesidade. A obesidade é resultante de vários fatores, sendo os principais: a interação entre o componente genético e o meio ambiente. É sabido que a alimentação rica em gordura e em açúcar em excesso, associada a um estilo de vida sedentário, está ligada ao aumento da prevalência da obesidade em várias populações.
O tratamento adequado implica em uma alteração do estilo de vida e dos hábitos alimentares.
Em alguns casos (obesidade grau II e grau III) geralmente é associado junto um tratamento com medicamentos, sempre, é claro, com o acompanhamento de um profissional da área.

Como caracterizar se uma pessoa está obesa?
Uma das maneiras mais simples para saber, é calculando-se o IMC (índice de massa corporal) da pessoa. Trata-se de uma medida simples que leva em consideração o peso 'P' (em kg) e a altura 'A' (em m) do indivíduo, vc mesmo pode fazer!!!

A fórmula é bem fácil:
IMC = Peso atual(em kg) dividido pela Altura (em m) ao quadrado.
IMC = P / A x A

Exemplo: Um indivíduo que pesa 90 kg e tem 1,70 m de altura. Qual seu Índice de Massa Corporal? Como saber se ele está obeso?

IMC = 90/ 1,70 x 1,70
IMC = 90 / 2,89 -----> IMC = 31,1 kg/m2.

Resultado: Obesidade Grau I.

Análise resumida:
O indivíduo está na faixa de obesidade grau I, ou seja está com o IMC elevado, já passou da faixo de sobrepeso (peso acima do normal), já entrou em nível de obesidade. É um caso de uma pessoa que precisa de cuidados médicos e nutricionais, realização de exames para diagnosticar se há cardiopatias, diabetes, saber como está a taxa de colesterol e triglicérides no sangue, de vitaminas e sais minerais, pois a gordura em excesso prejudica a absorção de algumas vitaminas e minerais em nosso corpo. Além de cuidado de um nutricionista para ajudá-lo e orientá-lo como perder peso, de maneira saudável, para controlar alguma doença, que ele possa ter desenvolvido pelo excesso de peso e para ajudá-lo com receitas e acompanhar o seu emagrecimento até chegar aproximadamente ou exatamente no seu peso ideal, a fim de que esse peso ideal seja mantido.

A tabela de IMC, que interpreta esses resultados é a seguinte:


CATEGORIA --------------IMC (kg/m2)
Abaixo do peso --------- abaixo de 18,5
Peso normal ------------ 18,5 a 24,9
Sobrepeso --------------- 25,0 a 29,9
Obesidade grau I ------- 30,0 a 34,9
Obesidade grau II ------ 35,0 a 39,9
Obesidade grau III ------ 40,0 e acima

Que outros fatores são importantes na pessoa obesa?
Além do IMC, a gordura corporal também é muito importante. A obesidade mais grave é a do tipo visceral. É aquela cujo acúmulo de gordura se localiza na região do abdomen. Esta é a mais frequentemente associada às doenças cardiovasculares (cardiopatias).

Por que uma pessoa torna-se obesa?
A obesidade ocorre quando não há um balanço entre o que é ingerido nas refeições e o que o organismo gasta nas suas atividades diárias. Quando um indivíduo ingere alimentos, estes servem para produzir a energia necessária para o funcionamento do corpo. Se sobra energia, ou porque a ingestão alimentar foi grande, ou porque a atividade não foi suficiente para usar a energia produzida, a mesma é transformada em gordura pelo organismo e armazenada. O acúmulo de energia, armazenada sob a forma de gordura no organismo, leva à obesidade.

Existem fatores predisponentes para a obesidade?
Vários são os fatores que influenciam para que se instale a obesidade, e o fator genético é um dos mais importantes.
Pessoas de família com obesidade, têm maior tendência a serem também obesas.
Com menos frequência, outras doenças, como as endócrinas (por exemplo da tireóide), podem estar associadas com a obesidade. O nutricionista ou o médico são os profissionais indicados para fazer o diagóstico diferencial se um indivíduo apresenta obesidade primária (por fator genético) ou se esta é relacionada a uma outra doença.

Como prevenir a obesidade?
Alimentar-se corretamente e evitar o sedentarismo são as principais armas para evitar o aumento progressivo de gordura armazenada no organismo e de peso que pode levar a obesidade.

Dicas:
  1. Fazer pelo menos 3 refeições e 1 lanche por dia, sem pular nenhuma e sem exagerar nas quantidades.
  2. Aumente e varie o consumo de frutas, legumes e verduras.
  3. Como feijão pelo menos 1 vez por dia e no mínimo, 4 vezes por semana.
  4. Evite alimentos gordurosos e frituras.
  5. Reduza o consumo de sal.
  6. Reduza o consumo de doces e alimentos ricos em açúcar.
  7. Reduza o consumo de bebidas alcóolicas e refrigerantes.
  8. Coma sempre devagar. Não tenha pressa na hora da sua refeirção, procure fazer uma alimentação num estado de paz, calma.
  9. Pratique atividades físicas, pelo menos 30 minutos por dia.
  10. Mantenha o seu peso dentro dos limites saudáveis. Use a fórmula do IMC (índice de massa corporal)e compare os seus resultados na tabela de interpretação.

Importante: estar no seu peso ideal não significa que vc tem uma alimentação saudável. A alimentação saudável é aquela que é equilibrada, onde todos os grupos de alimentos podem e devem ser consumidos, sem exageros.

Cuide-se e caso vc já esteja no grau de sobrepeso para obesidade, procure a ajuda de um profissional.

sábado, 30 de maio de 2009

Diabetes, Atitudes Saudáveis para Evitar e Controlar.

O que é Diabetes?
A diabetes é uma doença que se manifesta por um aumento dos níveis de açúcar (glicose) no sangue (hiperglicemia), para além dos padrões considerados normais . Se não for cuidada de uma forma adequada, pode dar origem a complicações agudas e crônicas. Trata-se de uma doença frequente em todo o mundo, sobretudo nos países industrializados. Seu nome cientifico é Diabetes mellitus.
A causa desse distúrbio é um mau funcionamento do pâncreas, órgão situado do lado esquerdo do abdomen, e que tem como principal função a produção do hormônio chamado insulina, substância que é encarregada de levar a glicose que circula em nosso sangue para todas as células do nosso corpo, as quais necessitam de energia para realizar todas as funções vitais do nosso organismo.
Se o pâncreas não produz insulina, ou produz em pouca quantidade, a glicose não penetra nas células e fica circulando, em excesso, no sangue, provocando uma hiperglicemia.

Alguns sintomas da Diabetes:
- dormir além do normal
- vontade de beber muita água, boca seca.
- urinar com mais frequência
- tontura e algumas vezes moleza e enjoo.

Para evitar ou controlar a Diabetes é muito importante ter cuidado com a alimentação.O tratamento da Diabetes se baseia no equilíbrio entre a alimentação (proposta de forma adequada às necessidades de cada indivíduo), o medicamento e a atividade física realizada.
Uma alimentação correta e bem programada é imprescindível para controlar a doença.
Inclusive, em alguns tipos ou fases da diabetes, ela pode ser controlada sem medicação, apenas pela alimentação associada à atividade física.

Alguns cuidados para serem tomados para evitar ou controlar a Diabetes:
1) Sempre fazer no mínimo 4 a 5 refeições por dia.
Sendo café da manhã, um lanche leve pela manhã, almoço, mais um lanche a tarde e jantar. Sem exagero nas quantidades. Prefira menos quantidade, e mais refeições ao longo do dia. (De 5 a 6 refeições é o ideal, sendo de 3/4 a 3/4 horas). Pessoas com diabetes não podem ficar muito tempo em jejum!!!
2) Fazer uma alimentação equilibrada e variada (principalmente em frutas, legumes e verduras).
3) Nunca faça atividade física em jejum.

4) Evite comer açúcares, doces e gorduras de origem animal.
5) Prefira comer alimentos ricos em fibra, feitos com farinha integral ex:(pão, arroz, macarrão e biscoitos integrais), cereais, leguminosas (feijão, ervilha, lentilha, soja), frutas, verduras e legumes, carnes magras (sem gordura), frango e peixe.

6) Evite beber muito refrigerante (mesmo os lights e diets), e bebidas muito doces (que contenham açúcar)pois estes não têm vitaminas.
7) Prefira água ( beba no mínimo de 1,5 a 2,0 litros por dia) e sucos naturais.

8) Opte sempre por temperos naturais, como cebola, tomate, alho, pimentão, tempero verde (salsa, cebolinha, coentro, manjericão), pimenta (sem exageros) e especiarias como orégano, manjerona, sálvia, alecrim, etc.
9) Tenha o hábito de usar sementes como linhaça, gergelim, semente de girassol, aveia, etc....em suas preparações culinárias. Além do alto teor de fibras que ajuda a regular nosso intestino elas ajudam na absorção de vitaminas e sais minerais em nosso organismo, pois essas sementes têm grandes propriedades medicinais que ajudam ou evitam os problemas intestinais, cardiovasculares, circulatórios e também do sistema nervoso, que a Diabetes mal controlada pode causar. Porque a maioria dessas sementes possui, além da grande quantidade de vitaminas e sais minerais (como ferro, zinco, selênio e potássio), uma boa quantidade de ômega 3 e/ou 6 que reduz a taxa de colesterol ruim do sangue, ajudando a controlar a pressão arterial. Possuem também antioxidantes, que eliminam os radicais livres do nosso organismo, evitando o envelhecimento precoce de nossas células corporais.

10) Deve-se sempre ler os rótulos dos alimentos ao comprá-los, para saber se não eles possuem muito açúcar e/ou gordura animal. Lembre-se que Sacarose e Glicose também são nomes dados ao açúcar. Prefira os alimentos que não tenham muitos conservantes, ou seja, os mais naturais, como os orgânicos e integrais.
Para você que já tem o diagnóstico de Diabetes, e já passou pela orientação de um profissional, mude realmente sua alimentação para diet e light...(cuidado com a diferença entre diet e light, pois existe diferença sim, ao contrário do que muitos pensam....o meu próximo texto referente a Diabetes fala sobre esse tema). É fácil, hoje em dia, achar os alimentos/produtos de versão tradicional nas versões diets e lights, quase todos os produtos que existem no mercado, já possuem essas versões, pois a Diabetes atualmente é uma doença muito frequente no mundo inteiro.
Quanto menos açúcar (sacarose) vc ingerir , mais controlada será sua diabetes. O mesmo vale para as gorduras de origem animal.
11) Tenha o hábito de controlar sua pressão arterial pelo menos 3 a 4 vezes por semana, e seu peso 1 vez por semana. Além de praticar pelo menos 30 minutos de atividade física todos os dias.
Todas essas dicas o ajudarão a equilibrar o funcionamento do seu organismo. Então, com o seu organismo funcionando corretamente, mais a medicação prescrita pelo seu médico, acompanhado com 30 min diários de atividade física, sua Diabetes ficará controlada.
Coloquem essas dicas em prática!!!
Alimentação Saudável é Saúde.... e Saúde é Vida.....Melhore sua Qualidade de Vida!
Para você que não tem a doença, mas tem casos próximos em sua família, é válido seguir as dicas também, para ajudar a evitar que a Diabetes se manifeste em seu organismo. Mas cuidado...conte sempre com a ajuda de um profissional especializado na área.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Alimentação, Equilíbrio e Saúde.

Adotar uma alimentação saudável é, sobretudo, melhorar a nossa qualidade de vida!
A alimentação saudável corresponde a um hábito alimentar, formado por refeições balanceadas (variadas e equilibradas), nas quais deve-se encontrar alimentos necessários para fornecer os nutrientes essenciais para o nosso organismo. São eles: carboidratos, proteínas (de origem animal e/ou vegetal), lipídeos (gorduras), vitaminas, sais minerais, líquidos, preferencialmente água e sucos naturais. Tudo na dose certa sem exceder ou faltar.

E principalmente, de forma individualizada, ou seja TODA dieta, seja ela para emagrecimento ou para tratamentos, cuidados e prevenções com a saúde, deve ser PERSONALIZADA. Pois cada indivíduo tem um metabolismo diferente, assim como atividades diárias diferentes ,históricos de vida (saúde, psicológico, econômico-social, etc.) e objetivos diferentes.

Se você ainda não possui esse tipo de hábito, o que é relativamente ''normal'' nos dias de hoje, dentro dos padrões da vida moderna e da industrialização em que vivemos, o indicado é você procurar um profissional nutricionista, alertando-se para se orientar de forma correta, responsável, ou seja profissional, com qualidade! Para não prejudicar a sua saúde.

Sempre devemos associar a alimentação saudável à atividades físicas frequentes, pode ser um mínimo de 30 minutos, (por exemplo caminhadas, natação, musculação, yoga, artes marciais, ou outros esportes) mas desde que seja diariamente.
Além também, de cuidar de perto da sua saúde. Como indo regularmente a profissionais da área da saúde (médicos, nutricionista, dentista, dentre outros) e fazendo os exames de rotina, de acordo com a sua faixa etária de idade.

Dessa forma, você se surpreenderá ao perceber como conseguirá se sentir mais feliz ao atingir um nível bem mais elevado de qualidade de vida!!!